Jornal Correio de Lins, terça-feira, 19 de junho de 2007
PATRIMÔNIO
Igreja dos Gregos é o primeiro patrimônio “intocável” de Lins
Casa dos Zarvos e outras residências históricas deverão ter o mesmo destino, segundo o prefeito Casadei
Com a presença de aproximadamente 40 pessoas, aconteceu na tarde dessa terça-feira o primeiro ato de tombamento no município de Lins. Através de decreto municipal, o prefeito Waldemar Sândoli Casadei oficializou o Templo Ortodoxo Grego “Ayá Tsambica” (Igreja dos Gregos) como primeiro patrimônio histórico da cidade.
A cerimônia contou com a presença de Antonieta Nazaré de Lima Coqueiro (presidente do Comdephac), da sra Helena Zarvos e membros do secretariado da Prefeitura de Lins. Os vereadores Edgar de Souza e Wagner Casadei também prestigiaram o ato.
Antes da assinatura do documento, o prefeito anunciou que outros patrimônios históricos da cidade deverão ser tombados brevemente, como a casa da familia Zarvos (atualmente Casa da Cultura) e o sobrado da família Bunemer, que já funcionou como espaço cultural. Já temos uma lista de imóveis. Juntos eles contarão a história do nosso município”, discursou.
Casadei foi além: “Muito se falou em turismo, mas somente agora estamos experimentando um crescimento estonteante em vários aspectos”. Ele disse que diariamente empresários procuram a Prefeitura com o objetivo de se instalar na cidade, e encerrou falando de modernidade. ’30 anos depois estamos resgatando o futuro de Lins”, referindo-se ao seu primeiro mandato na déca-da de 70, quando vaticinou que o Balneário Público seria o fa-tor de desehvolvimento do mu-nicípio.
No próximo dia 6 um arqueólogo deverá visitar Lins, pois informações preliminares dão conta de que existem três sítios arqueológicos no município.
Próxima etapa: busca de recursos para reforma
A partir do tombamento, pelo menos teoricamente, fica mais fácil buscar patrocínio para obras de reforma e conservação do templo.
O prédio, que foi inaugurado dia 7 de setembro de 1958, possui arquitetura característica e em seu interior existem gravuras que requerem cuidado especial.
Outros patrimônios a serem tombados, anunciados ontem pelo prefeito: Capela da Santa Casa de, Lins, Maternidade Jovira Sodré, Biblioteca Pública e Obelisco da Rodoviária Velha.