Correio de Lins | 9 de junho de 2005
Lins ganha concurso nacional que visa o resgate de tesouros históricos e culturais do país
Projeto de alunos do IAL querem mobilizar população para tombamento do prédio da Igreja Ortodoxa
Após vários anos fechada e sem atividades, a Igreja Ortodoxa de Lins será palco de um ato litúrgico na sexta-feira (10), às 20h. No local, haverá uma celebração pela premiação de uma pesquisa que visa ao tombamento e à recuperação do prédio.
O trabalho, realizado por um grupo de ex-alunos do IAL (Instituto Americano de Lins), foi um dos quatro vencedores de um concurso nacional que recebeu mais de 1.300 inscrições.
Denominado TESOUROS DO BRASIL, o concurso é voltado a estudantes dos ensinos fundamental e médio e tem por objetivo valorizar o patrimônio histórico, natural, artístico e afetivo do país. Os inscritos têm de pesquisar, em suas regiões, acervos que são verdadeiros “tesouros”, mas que estão ocultos.
Os estudantes de Lins, que à época do desenvolvimento do trabalho estavam na 3ª série do ensino médio, escolheram a igreja, que oficialmente chama-se Igreja Ortodoxa Nossa Senhora de Lins, pela sua riqueza cultural e arquitetônica, entre outros atributos.
Sua história conta, ainda, uma face do crescimento econômico da cidade, que, a partir da década de 20, atraiu famílias de gregos para a lavoura de arroz e outras atividades.
O concurso foi realizado por uma montadora de automóveis e contou com o apoio de órgãos como os Ministérios da Cultura e da Educação, Unesco e Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
O prêmio, de R$ 7 mil, será destinado à divulgação da importância do prédio à cultura linense.