Debate | Festa Grega movimenta o feriado

Debate, terça-feira, 11 de setembro de 2007

Festa Grega movimenta o feriado

“A comunidade aprovou a Festa Grega de Lins.” A afirmação é do diretor de turismo da Prefeitura, Carlos Alberto Gonçalves. Realizado nos dias 7 e 8, na praça da Igreja dos Gregos, o evento foi uma iniciativa da Prefeitura com objetivo de divulgar o Projeto Turístico da cidade e contou com o apoio da Comunidade Helênica de São Paulo. Cerca de 100 pessoas vieram da Capital para ajudar na organização e ficaram responsáveis pela produção e venda das comidas e bebidas típicas. “Mas não faltou pastel, cachorro quente e bebidas que costumamos vender nas festas locais”, disse Gonçalves. O diretor destacou a participação dos dançarinos do grupo Zorbás, o melhor do Brasil no estilo. E o conjunto musical Olímpia, que também agradou muito por sua performance.

Na Grécia, esta festa popular se chama Panyghiri – uma comemoração promovida pela Igreja, no estilo quermesse de rua.

Da arte culinária grega, os visitantes puderam provar o moussakà, espécie de lasanha de berinjela e carne moída, pastas de azeitona, coalhada seca,  charutinho de uva, vinhos, ouzo (bebida feita de anis) e outras iguarias.

Gonçalves salientou que as vendas e a participação popular superaram as expectativas. “No próximo ano tem mais”, anunciou.