Diário de Lins | Tombamento da “Igreja dos Gregos” ocorre na próxima terça-feira

Diário de Lins, sexta-feira, 15 de junho de 2007, pág. 6.

A próxima terça-feira, 19 de junho de 2007 será uma data histórica para Município de Lins. Afinal será realizado o primeiro Tombamento da história da cidade. A cerimônia será realizada às 16h e 30min, no Templo Ortodoxo Grego “Ayá Tsambika” conhecido como “Igreja dos Gregos”, localizado na Rua Regente Feijó, 980.

O prefeito Waldernar Sândoli Casadei decidiu realizar o Tombamento da igreja em 2005, quando alunos do Instituto Americano de Lins foram premiados em concurso nacional denominado “Tesouros do Brasil”, patrocinado pela Fiat Automóveis com apoio da Unesco, Ministério da Cultura, Ministério da Educação e do Iphan — Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A cerimônia de premiação ocorreu na própria igreja, em 10 de junho de 2005.

Para que o Tombamento se tornasse realidade, foi preciso fundar em Lins o COMDEPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental), o que ocorreu através de Decreto assinado por Casadei em 5 de maio de 2006. Esse conselho é formado por 11 membros, representantes da Diretoria Municipal de Apoio Técnico, Diretoria Municipal de Cultura, Diretoria Municipal dos Negócios do Turismo, Câmara Municipal, Procuradoria Geral do Município, Sociedade Civil, OAB, Universidades locais, docente do curso de História e Conselho de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. O Conselho realiza reuniões a cada 15 dias desde sua fundação e, após tomar todas as providências necessárias, finalmente conseguiu tomar realidade o tombamento da “Igreja dos Gregos”.