Jornal Correio de Lins, terça-feira, 19 de junho de 2007
Está marcado para hoje (19/6), as 16h30, o primeiro tombamento da história da cidade de Lins. O templo ortodoxo grego “Ayá Tsambica”, mais conhecido como Igreja dos Gregos, passará a ser patrimônio histórico e cultural do município.
A partir do ato, o prédio com arquitetura peculiar não poderá ser destruído ou descaracterizado, devendo obedecer a uma série de regras visando sua preservação. Uma das principais vantagens do tombamento, é que a partir de agora o templo poderá receber verbas estaduais ou federais para investimento na melhoria e conservação do prédio.
Em 2005 um grupo de alunos do IAL (Instituto America- no de Lins) venceu um concurso nacional, denominado “Tesouros do Brasil”, tendo a lgreja dos Gregos como tema. Na ocasião eles receberam uma premiação da Fiat.
Para possibilitar o tombamento, foi necessária a criação do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Ambiental e Cultural (Comdephac).
Várias autoridades foram convidadas para o evento de hoje, na rua Regente Feijó n° 980, Jardim Campestre.
PATRIMÔNIO
Com a presença de aproximadamente 40 pessoas, aconteceu na tarde de ontem o primeiro ato de tombamento de Lins.
Através de decreto municipal, o prefeito Casadei oficializou o Templo Ortodoxo Grego “Ayá Tsambica” (Igreja dos Gregos) como primeiro patrimônio histórico da cidade.
Antes da assinatura do documento, o prefeito anunciou que outros patrimônios históricos da cidade deverão ser tombados brevemente, como a casa da família Zarvos (atualmente Casa da Cultura) e o sobrado da família Bunemer, que já foi espaço cultural.