NOVATV | LINS, CIDADE DE INTERESSE TURÍSTICO QUE NÃO OLHA PARA SUAS RIQUEZAS

Na terça-feira (27) a equipe da NOVATV esteve visitando a esquecida Igreja dos Gregos na cidade de Lins (SP). A igreja vem sendo restaurada pelos Argentinos, Padre Nectários, 47 anos e Irmã Makrina, 65 anos; ambos donos de uma simpatia, simplicidade e profissionalismo único e encantador.

O trabalho delicado de restauração vem sendo realizado desde 2012 com verba adquirida através de vendas de produtos que eles mesmo criam e também a ajuda da comunidade. A única ‘ajuda’ que recebem são água e energia pagos pela prefeitura de Lins.

Em conversa com os restauradores, ambos relatam a NOVATV a indignação tanto das autoridades, especialistas e pessoas ligadas a cultura, a arte e a história que não dão a devida atenção a essa igreja que foi erguida na cidade de Lins.

A irmã e restauradora Makrina relata que existem três forças imbatíveis capazes de mover montanhas: A fé, a Vontade e o Amor. “Pela graça de Deus, temos estas três forças e cremos que, nestes anos, temos dado testemunho disto. Cremos firmemente que Deus nos trouxe para Lins, como uma vez, trouxe o Comendador Stéfano Vassiliadis para que deixasse esta obra para a cidade, e como ele mesmo disse “às almas cristãs”.Disse Makrina.

A igreja conta com uma riqueza histórica incalculável, é a 1º Igreja Ortodoxa Grega do Estado de SP e a 3º Igreja do mundo dedicada a Nossa Senhora de Panaghya Tsambika, lembrando que existem apenas 4 igrejas como essa no mundo.

A riqueza de detalhes em cada obra que vem sendo restaurada salta aos olhos. Dentre os destaques da restauração está o teto da igreja, onde um azul celeste entra em total harmonia com mais de mil estrelas folhadas a ouro que foram colocadas uma a uma pelo Padre Nectários. INCRÍVEL!

A cidade de Lins é vista pelo Estado como município de interesse turístico, tanto que recebe verba para investir no turismo. Porém, a NOVATV testemunhou a falta de interesse das autoridades em restaurar uma igreja, que independente da religião, tem uma história incrível e que sem dúvida alguma deveria ter sido colocada como destaque no turismo, pois se trata de uma igreja única no Brasil.

Cada peça restaurada tem uma história que vale a pena ser contada, cada relato do trabalho feito pelos restauradores merece ser colocados em livros junto com a dedicação de alguns moradores da comunidade para que as próximas gerações não se esqueçam da árdua dedicação dessas pessoas em prol de salvar uma obra única e que estava abandonada e esquecida há mais de 20 anos.

“Grandes coisas se acercam. Deus, sem dúvida, ama Lins e quer também que esta igreja seja parte do seu povo, porque por seis décadas ele tem trazido muitas pessoas de outras terras para ampará-la. Resta-nos apenas esperar que “a outra metade” dos habitantes de Lins, assim compreenda. Como um sobrevivente de guerra, a entrada triunfal desta igreja para a história de Nossa Senhora de Tsambika será inevitável. Sua presença em Lins chegou de outras terras, e pessoas de muitas terras virão para vê-la. Amém.”Finaliza Makrina.

Acontecem missas em todos os sábados às 19h30. A missa o rito bizantino é realizado por apenas 8 padres no Brasil e um deles é o Padre Nectarios que está restaurando a igreja.

E você? Conhecia a igreja dos Gregos de Lins? Que tal passar por lá?

Nossos agradecimentos ao morador Vicente que entrou em contato com a redação da NOVATV para que essa matéria fosse realizada.

Faça uma visita – Rua Regente Feijó, 980 – Centro

Da Redação – NOVATV