O Templo Ortodoxo Grego Ayá Tsambica, também conhecido como Igreja dos Gregos Virgem Tsambika, em Lins, foi reaberto oficialmente ao público sábado (8). A cerimônia contou com a participação do arcebispo Greco-Melquita Católico do Brasil, monsenhor Dom Fares Maakaroun, do bispo diocesano de Lins, Dom Irineu Danelon, e do fundador do Instituto dos Filhos Misericordiosos da Cruz, monsenhor Teodoro de Oliveira.
O instituto, com sede em Votorantim, será o administrador do templo, que esteve fechado por quase uma década e foi repassado à administração municipal por 40 anos. O evento teve apresentações do Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica Jovem de Lins e da Banda do 37º Batalhão de Infantaria de Lins, executando os hinos da Grécia e do Brasil.
O ato foi encerrado com o plantio de oliveiras no entorno da igreja, feito pela equipe da Coordenadoria de Política Rural e Meio Ambiente da Prefeitura. O descerramento da placa do Bosque das Oliveiras foi feito pelos monges Irmão Nectários, Irmão Estevão, Irmão Makários e Irmã Macrina, que desenvolvem atividades na igreja.
Fonte: Folha da Região – Araçatuba